Após uma semana com muitos focos de incêndios nas áreas rurais, sexta-feira começa com chuva

0

Paola Cenedesi 

Uma semana repleta de focos de incêndios por toda a região de Maracaju, isso se deve a estiagem e o tempo seco. 

Na tarde de ontem (26/08) o Corpo de Bombeiros de Maracaju estiveram nas regiões das fazendas União e Servo aonde o controle foi feito, as equipes estão neste momento fazendo o monitoramento para que os focos não voltem. 

O Tenente Henrique chefe de operações do Corpo de Bombeiros de Maracaju salientou que nesta sexta-feira (27/08), ainda não houve nenhum registro de foco.  

A Tenente Coronel do Corpo de Bombeiros de Maracaju Karla Duailibi Pereira ressaltou a importância dos cuidados neste momento “É importante salientar as pessoas para não atearem fogo em nada, principalmente nesta época do ano. Cuidado também com as bitucas de cigarros, se cair em vegetação seco, provoca incêndio, que se alastrar rapidamente. Precisamos ficar em alerta nesta época que estamos vivendo, cada um precisa fazer a sua parte para preservar o meio ambiente, e a saúde de todos.” 

No entanto a sexta-feira começou com queda nas temperaturas e chuva em toda a região, trazida pela nova frente fria que atingiu o Sul do Continente, a chuva chegou na madrugada desta quinta-feira, a municípios da região de fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai. 

Já choveu hoje em Maracaju, Ponta Porã, Amambai, Sete Quedas e Porto Murtinho, cidades localizadas bem perto do território paraguaio. Essas regiões estavam há pelo menos dois meses sem chuva. 

A precipitação da madrugada melhorou a umidade relativa do ar e traz esperança para o controle dos incêndios que se espalham por todas as regiões. 

Em Dourados, a estação da Embrapa Agropecuária Oeste registrou garoa de menos de 1 milímetro, mas a previsão indica que deve aumentar até amanhã. O município está há 75 dias sem chuva considerável. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui